top of page

ÁFRICA DO SUL EM 11 PARQUES NACIONAIS E UM GEÓGRAFO

Foram 20 dias de viagem, rodando mais de 5.000km, passando por 11 Parques Nacionais e algumas outras Unidades de Conservação em 4 províncias: Northern Province (Limpopo), Western Cape, Eastern Cape e Free State.


Quiver Tree do semi-árido - norte da Africa do Sul

Começamos nossa expedição com os amigos sul-africanos Johann e Franci Dreyer sob há muito esperada chuva na cidade de Pretoria (Gauteng Province). O veículo era do tipo van, com 5 lugares e bastante espaço para as malas. Levamos conosco uma mochila e o casal amigo levou também vários comes e bebes para os primeiros dias e todos utensílios necessários pros lanchinhos. O Johann é sul-africano, geógrafo e professor na Unisa (University of South Africa, em Pretoria), trabalhando na área de formação de professores de Geografia. É um apaixonado por seu País, por sua historia, pré-história, arqueologia, antropologia, geologia, vida selvagem, enfim, por tudo isso aqui. A Franci, sua esposa, também sul-africana, está aposentada da área de contabilidade e entende muito da vida selvagem, especialmente pássaros. Ambos sempre que podem viajam para os parques nacionais e nossa expediçao teve um tempero de profundo amor dos dois em compartilhar conosco as maravilhas daqui!


O Johann se inspirou no livro “50 Parques Nacionais na África do Sul para amantes da Geologia” (tradução minha, vou colocar o título e autor certinhos depois) e então foram tantas aulas de Geografia e Geologia que vocês nem podem imaginar!


Chale de Montanha - Golden Gate Highlands National Park

Os Parques Nacionais na África do Sul são gerenciados pela SANParks - South African National Parks (https://www.sanparks.org/) e têm uma infraestrutura invejável para nós, brasileiros. Todos os que visitamos tem ótimas instalações, trilhas autoguiadas, serviços de veículos para safaris, restaurantes, mercados, lojinhas e acomodações incríveis (com cozinha, local para churrasco) etc. Os preços para passar o dia e pernoitar variam, mas não são diferentes do que pagaríamos em uma pousada na costa brasileira. Uma dica para quem pretende fazer uma viagem semelhante é adquirir na SANParks o “Wild Card” que dá descontos nas taxas de ingresso nas Unidades de Conservacao. A media é de R$30,00 (trinta reais por pessoa por dia) e dependendo do tipo de cartão, o desconto chega a 100%.


Nós visitamos os seguintes parques:

  • Addo Elephant National Park

  • Agulhas National Park

  • Augrabies Falls National Park

  • Bontebok National Park

  • Garden Route National Park - inclui 3 areas, Tsitsikamma e Wilderness que eram Parques Nacionais antes) e Knysna.

  • Golden Gate Highlands National Park

  • Mokala National Park

  • Table Mountain National Park

  • West Coast National Park


Ainda estivemos na região do Karoo (semi-deserto), na Northern Province, em uma linda fazenda que pertence à família dos parentes da Ezanda (filha do casal amigo). Ficamos hospedados na sede da fazenda, distante de tudo. A experiência foi fantástica!!! Fizemos algumas excursões a pé pela região, apesar do calor de 45 graus centigrados. Conhecemos as “panelas”, como os salares do Atacama e encontramos espécies de plantas adaptadas às condições locais, como a “Quiver Tree”, absolutamente linda.

Casa do Flip no semi-árido - sem chuva há 4 anos

Outros locais que visitamos foram Cederberg Nature Area, com as incríveis pinturas rupestres (Staadsaal Cave) e o West Coast Fossil Park, com incriveis sitios ainda em escavação. Na região do Cabo da Boa Esperanca estivemos em Gordon s Bay, Natures Valley. Na cidade do Cabo fomos de barco até a Roben Island, onde o Nelson Mandela esteve preso por 18 longos anos. Foi super emocionante! Ainda na região da Cidade do Cabo fomos visitar o vilarejo de origem francesa chamado de Franschhoek com as vinícolas maravilhosas e degustamos vinhos na Boshendal Farm.


Na rota passamos por uma linda floresta chamada Garden of Eden, bem parecidas com nossas Mata Atlantica e pelas cavernas de “Cango”.



Estava tudo agendado em cada uma das paradas, até o ultimo jantar “de gala” no Parque Nacional Golden Gate. Ou seja, apesar do casal amigo anunciar no primeiro dia de viagem que não tinha planos, que iríamos indo e conhecendo, na verdade eles quiseram guardar a surpresa de cada local. Esses amigos! :-)


Bem, resumindo, demos uma super volta e conhecemos quase todos os biomas e formações geológicas da África do Sul, de praias, a montanhas, fynbos e savanas... Tivemos mais contato com o cotidiano nada fácil nas fazendas da região semidesértica e por ali também apreciamos um dos céus mais estrelados que já vimos até então. Estivemos pertinho elefantes, girafas, warthogs, búfalos e mais de uma dezena de espécies de antílopes. Experimentamos 20 dias de convívio com os amigos que jamais esqueceremos.


Nosso próximo destino: Norte da África do Sul, Namíbia e Botswana, com o casal de amigos Callie e Lizzie.


Tivemos pouquíssimo tempo para registrar no blog essa expedição porque já estamos embarcando para próxima, mas temos certeza de que as fotinhos do Clever vao contar bem mais do que mil palavras! Elas já estão no Flickr, apesar de ainda sem legendas. www.flickr.com/gp/expedio/XsbS8h


Um abração a todos e até a próxima.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO NO POST!

Não precisa se inscrever, é só preencher nome e e-mail após o comentário,  e clicar na caixinha que diz:

RECENT POSTS:
SEARCH BY TAGS:
bottom of page