top of page

Prontos para a próxima etapa.


Fim de aula!!

E o primeiro mês de voluntariado em Greyton terminou. Foram tantos aprendizados que nem deu tempo pra compartilhar com vocês. Tarryn, Deb e Annalisa, da equipe da “Humane Education” (HE), estiveram trabalhando diretamente com as crianças nas escolas. Os animais são um ótimo "caminho" para o trabalho com temas complexos, como a construção de sociedades pacíficas e gerenciamento de conflitos. A equipe está interessada em pesquisar os resultados das intervenções em HE e então a minha contribuição em pesquisa social-qualitativa está ajudando. Que alegria!


No Ecologdge aconteceram vários eventos, até um casamento tipo “zen”, com mais de 60 pessoas

Casamento "Zen" no Ecolodge!

hospedadas por lá em uma mescla de culturas vibrante. Clever continuou seus serviços de manutenção geral do local, agora com nova companhia: o Hillary. Já havíamos comentado que em Greyton há uma comunidade rastafári e o Hillary pertence a ela. Numa manhã qualquer avistei um ratinho do campo dentro do Ecolodge, fruto da caça do gatinho Oscar. O ratinho ainda estava vivo e então pedi ao Hillary para me ajudar a devolver o bichinho pro mato. Ele veio com uma pá enorme nas mãos e eu já anunciei: “Não mate o ratinho, please!!!!”. Ele deu uma risada gostosa, como quem diz, “Ahh, você não me conhece!” e disse calmamente “não se preocupe.”. Delicadamente pegou o ratinho e o devolveu pro “fynbos” (vegetação local). Depois ficamos sabendo que ele e os demais rastafáris por aqui são todos veganos e então matar ratinhos certamente não fazia parte das intenções dele e a pá era porque ele estava trabalhando com ela alí por perto!! Hehe


O Marshal continuou suas ações em Educação Ambiental (EA) nas escolas. Num dos dias uma das turmas veio ate o Ecolodge com ele para as atividades em EA. Estava tão quente que ele não teve

Final de aula!!

dúvidas: vamos ao riozinho dar uma nadada? Imaginem a cara da criançada! Heheh. E lá foram eles de van do GTT – na realidade uma Kombi mais “ajeitada” - pro riozinho cristalino que corta a vila. Eita aula prática mais gostosa!


Semana passada também foi o momento de compartilhar os resultados alcançados pelo GTT em 2015 e os planos para 2016 com a comunidade e a coordenação geral. Fizeram uma assembléia aberta, com lanchinho vegano feito pelas moças do Pure Café e compareceram cerca de 20 pessoas. Foi bem interessante: a Nicky, coordenadora do GTT, mostrou a síntese do progresso até então nas diversas áreas de atuação e foi bem impressionante ter a visão mais global do trabalho deles, especialmente na parte de desenvolvimento sustentável com a comunidade local.


No final de semana conseguimos fazer a famosa trilha “Boesmanskloof”, que liga Greyton a McGegor pelas montanhas. É absolutamente linda! Cada cantinho parece um jardim e as paisagens são de tirar o fôlego! Foram 4 horas até a cachoeira e mais 4 horas de volta até o Ecolodge, em Greyton. Vale muito a pena!


A semana também foi de despedida, pois completamos o mês previsto para o trabalho voluntário em Greyton e estamos de partida para o novo trecho de viagem com os queridos amigos de Pretoria, Franci e Johann Dreyer. O casal é super bem organizado e planeja tudo com antecedência. Entretanto, qual foi nossa surpresa ao chegarmos aqui em Pretoria ontem e eles nos dizerem que mudaram de ideia e que agora decidiram não planejar detalhadamente a viagem. Ótimo – estamos na mesma frequência, heheh. O roteiro previsto será de cerca de 20 dias, passando por diversos Parques Nacionais aqui na África do Sul, em direção à costa oeste. Começaremos amanha (10 de março) e provavelmente não teremos acesso à internet. Assim, os próximos relatos e fotos no blog ficarão pro retorno a Pretoria.


Aproveitamos para dizer que o Clever está colocando suas lindas fotos no FLICKR. Se voces se cadastrarem lá, todas as vezes que ele acrescentar fotos vocês receberão um aviso no e-mail. Para acessar o FLICKR clique aqui.


A experiência até agora não poderia ter sido melhor (aliás, nunca pode ser melhor do que já é, não é mesmo?). Terminamos esse primeiro mês e esse breve relato com as seguintes considerações:

O mundo está cheinho de gente linda, que se importa e está buscando formas de viver em harmonia consigo mesmo, com os demais e com o planeta. Basta desconectar-se um pouco da rotina e retomar conexões mais humanas para conhecer esse universo silencioso de gente que vive de modo tão diferente e ao mesmo tempo tem alminha que bebe na mesma fonte que a nossa.


Às vezes estar “desinformado” das notícias televisivas-midiáticas é a melhor maneira de informar-se sobre o que realmente importa.


E, por fim...


A opção por sentir e seguir o fluxo e não fazer tantos planos está se confirmando como um caminho cheio de boas surpresas: o universo colabora pra caramba com a gente!

Um abração em cada um de voces!!! Seguimos juntos!


Ah!!! Estivemos em Greyton novamente depois da viagem para a Namibia e Botswana. O link para as fotos desse retorno estão aqui:


DEIXE O SEU COMENTÁRIO NO POST!

Não precisa se inscrever, é só preencher nome e e-mail após o comentário,  e clicar na caixinha que diz:

RECENT POSTS:
SEARCH BY TAGS:
bottom of page